Quanto Investir em miniaturas de modelismo




Montar uma miniatura de modelo exige muitas qualidade. Além da quantia que se vai dispor em revistas, lojas, jornais e materiais especializados, o modelista precisa ler muito, estudar muito e conhecer a fundo a peça que pretende montar. O que torna o trabalho mais interessante é a capacidade do modelista torná-lo tão real quanto seu original, buscando sempre aperfeiçoar os detalhes, sendo fiel às cores e formas, acrescentando materiais e detalhes que deixam o modelo quase perfeito - a não ser pelo tamanho. É um trabalho difícil e delicado, que requer paciência e habilidade manual. É claro que o modelista porde optar por pintar o modelo de outra cor ou fazer mudanças estruturais - mas aí ele deixa de ser uma réplica em miniatura, e passa a ser apenas um modelo.

Quanto custa
Os kits vendidos em lojas são separados por várias categorias - de tamanho, dificuldade e preço. Um kit Inicial, por exemplo, para um avião da escala pequena, a escala 1:72 - uma escala especial para quem está começando, custa entre 25 e 35 reais. Para a pintura, são usadas pelo menos 4 ou 5 tintas diferentes, cada uma custando cerca de R$5,00. A vantagem é que dificilmente se gasta o vidro inteiro na pintura de um modelo, apenas. E pintar é fundamental - nunca pode-se deixar o modelo com a cor crua, pois ele só fica completo quando feito o acabamento.


Material
Além do kit e das tintas, existem outro materiais, usados na montagem do modelo, que facilitam o trabalho. Alicates, pinças, estiletes, tesouras, geralmente materiais que se tem em casa. Há ainda outros materiais específicos, mas que se compram com o tempo. São materiais caros, como compressor de ar para fazer a pintura(Air Brush), uma caneta pressurizada que dá um acabamento bem melhor. Esses utensílios já são mais usados por quem está num outro patamar. Para o iniciante, não vale a pena investir ainda em materias como esses - o ideal é ir praticando e evoluindo aos poucos.



Baixe na Moleza
Cadastre-se ... depois dê sua nota para os sites:
great (ótimo), not bad (nada mal), perfect (perfeito).