Removendo Tinta



Aprenda a Retirar Tintas
* Álcoo
* Soda Cáustica
* Acetona
* Easy-Off
* Fluído de freio
* Sabão em Pó


Quantas vezes você se arrependeu da pintura que fez e acharia melhor começar tudo de novo? Ou quando você recebe de presente uma sucata para restaurar? Muitas pessoas tentam tirar a pintura já aplicada com lixas, mas isso pode tirar as texturas do avião e o resultado nem sempre é bom.

Esse artigo mostra as diversas opções de solventes para remover tinta. Alguns mais agressivos ao plástico, outros menos. Além disso, mostra qual a melhor opção para cada tipo de tinta.

* Álcool: O álcool comum, que agora só é vendido em gel (esse texto refere-se ainda ao álcool líquido), é recomendando para remover a maioria das tintas em spray, independente do fabricante. Caso a peça seja pequena, pode-se deixá-la mergulhada por um período em um recipiente com álcool e depois passar um algodão para remover a tinta. Caso a peça seja grande, deve-se embeber algodão com álcool e passar na tinta, removendo-a com cuidado. O incoveniente desse material é que a peça fica ressecada após o processo e pode afetar a próxima pintura. Álcool remove facilmente tintas Humbrol e tintas acrílicas (Tamiya e Hobby Cores). O álcool em gel não dá resultados tão bons quanto o líquido.
* Soda Cáustica: É um material bastante agressivo, mas que não ataca o plástico. A vantagem é que a tinta praticamente some quando mergulhada nela. O incoveniente é que o material é muito perigoso e pode causar queimaduras graves se não for manuseado corretamente. Remove praticamente qualquer tinta, exceto Testors. Após o uso, recomenda-se limpar o kit com sabão em pó, usando uma escova de dentes.
* Acetona: Esse material deve ser usado com cuidado, pois danifica o plástico. Porém pode ser usado com algodão embebido e passado sobre a superfície desejada. Remove tinta Testors.
* Easy-Off: Esse é um produto de limpeza, vendido por um preço bastante em conta em qualquer supermercado. É uma variação mais fraca da soda cáustica e, mesmo corrosiva, pode ser usado sem tantos riscos. É uma espécie de pasta, que deve ser passada sobre a peça desejada e deixar por um período de descanso. Após tal período, deve-se passar uma escova de dentes molhada para tirar a tinta. Remove quase todas as tintas após algumas aplicações e pode ser usado para remover cera líquida. Não remove tintas Gunze.
* Fluído de freio: Encontrado em qualquer loja de auto-peças ou posto de gasolina. Deixa-se a peça submersa no fluído por alguns minutos. Dependendo da tinta ela dissolve ou descasca e pode ser retirada com uma escova de dentes. Após isso, precisa ser lavada com água e sabão para tirar o fluído, que tem consistência oleosa. Não ataca o plástico
* Sabão em Pó: Serve para remover tintas acrílicas ou ceras (Future, Brilho Fácil). Caso queira remover somente a cera, a tinta inferior não pode ser acrílica. Caso contrário, essa também sairá com o sabão em pó. Deve-ser deixar a peça de molho por 30min e remover o restante com pincél.




Baixe na Moleza
Cadastre-se ... depois dê sua nota para os sites:
great (ótimo), not bad (nada mal), perfect (perfeito).